Quem Somos

RESENHA HISTÓRICA

Remonta ao ano de 1930, mais precisamente no dia 30 de Junho que se viu concretizado o sonho de se criar a Irmandade da Misericórdia da Povoação, com a aprovação dos seus estatutos. O principal objectivo da criação dessa Misericórdia era manter aberto um hospital, em que fossem tratados, por caridade, os doentes pobres do concelho. Foi em 1932 que esse sonho se tornou realidade com a abertura do primeiro hospital na Povoação, fruto do grande esforço dos membros dessa irmandade e também do médico Dr. Tito Pires Coelho, que teve um papel fundamental em todo esse processo.

A primeira Comissão Administrativa da Irmandade da Misericórdia da Povoação tomou posse a 14 de Agosto de 1930, sendo constituída por António Jácome Raposo de Medeiros, Padre Ernesto Jacinto Raposo, Ângelo Dâmaso Vasconcelos, Carlos Aníbal de Mendonça e Breno Botelho. Foi escolhido para primeiro provedor dessa Irmandade, o Padre Ernesto Jacinto Raposo e, posteriormente, foi o primeiro Director da Caixa Económica da Povoação. Para além de um Hospital, a Santa Casa da Misericórdia da Povoação abriu no ano de 1932 uma farmácia de apoio ao hospital que em 1939 se tornou em farmácia municipal e até aos nossos dias se mantém aberta ao público.

A necessidade de criar um estabelecimento que suportasse os custos da assistência concelhia, prestada pela Santa Casa da Misericórdia da Povoação, foi uma realidade que, desde sempre, andou lado a lado com a génese e formação da instituição. Por isso, no ano de 1932, abriu ao público a Caixa Económica da Santa Casa da Misericórdia da Povoação e manteve-se em funcionamento até 1991, altura em que em que foi integrada no Banco Comercial do Açores.

Várias foram as valências criadas ao longo dos anos com o intuito de melhorar a assistência àqueles que mais precisam. O Serviço de Apoio Domiciliário nasceu no ano de 1989 e inicialmente situava-se na lavandaria implantada nos terrenos anexos ao Hospital dando apoio a 8 utentes. Actualmente este serviço não abrange apenas idosos, estendendo-se a todos aqueles que não têm condições de satisfazer as suas necessidades básicas ou que, não conseguem realizar as suas actividades, devido a problemas de saúde.

Actualmente o que se vê na instituição em termos de intervenção é uma continuidade e dinamização da acção, centrada principalmente em torno dos idosos, pessoas com deficiência e os mais desfavorecidos. As valências do Lar, Centro Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, Centro de Acolhimento Temporário e Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial são um exemplo de que a Santa Casa da Misericórdia da Povoação é uma instituição em constante mudança, sempre disposta a alargar a sua assistência em prol das necessidades da comunidade.